domingo, 22 de julho de 2012

Piometra, o seu cão tem?

O piometra e o drama do meu animal de estimação!





Pessoal, quero compartilhar esse momento meu de tensão e preocupação, caso se alguém um dia precisar de alguma informação á respeito do piometra, aqui no meu blog terei o prazer de ajudar a te informar.
A situação é o seguinte, minha linda e grande amiga, chamada Nina, está passado por uma situação que necessita de minha paciência e atenção dobrada.Ela é uma cachorra de raça pastor alemão, com seus 7 anos de vida, ela sempre foi magra, alegre,  cara de querer pegar o primeiro pássaro que pousasse em sua comida, além de ser uma boa companhia para correr e brincar de pegar a bola.Mas hoje quando eu a vejo, ela esta deitada, com um colar em seu pescoço e ainda mal consegue se levantar.
Tudo começou quando percebi que ela estava muito parada o dia inteiro, não comia muito, bebia pouco, e só ficava deitada.Eu fiquei receosa e aí marquei uma consulta no veterinário pra ela.E então descobri que Nina estava com uma infecção denominada de piometra. Detalhando um pouco mais ai vai uma informação:


A piometra é uma infecção uterina que se desenvolve quando ocorre uma invasão bacteriana em um endométrio anormal, levando a um acúmulo de pus no útero. Animais de meia idade e idosos (a partir dos 4 a 5 anos) costumam ser acometidos com maior frequência, embora fêmeas jovens também possam ter esta infecção. O uso de anticoncepcionais pode aumentar o risco da doença.
Em todos esses casos, é importante ficar atento aos principais sintomas para não perder tempo e aumentar o risco de vida do animal.
Os sintomas mais comuns são:
  • Corrimento vaginal (que pode variar de sanguinolento a mucopurulento, ou pode estar ausente, no caso de uma piometra fechada);
  • Apatia;
  • Falta de apetite;
  • Aumento da ingestão de água e da produção de urina;
  • Vômito;
  • Distensão abdominal (barriga inchada)
A piometra é uma doença que, se não tratada corretamente, pode levar ao óbito devido principalmente ao quadro infeccioso e à insuficiência renal. Mas o tratamento mostra-se muito eficaz se precoce. Ele é cirúrgico, com a realização da ovário-salpingo-histerectomia (castração), associado à antibioticoterapia, além de tratamento suporte (fluidoterapia, antieméticos, etc).
Eu nunca esperei dela contrair essa infecção, logo digo para você ai que tem um animal de estimação, se caso ele apresentar um comportamento estranho, consulte urgentemente o veterinário.


Uma dica para você que está lendo,se você têm um cão de raça, como pastor-alemão ou de outra raça, sendo fêmea, preste atenção no que vou dizer: castre ela, caso não queira que ela tenha filhotes, e mantenha ela prevenida de carrapatos SEMPRE(este último vale para macho também).Essa dica eu nunca mais vou esquecer, principalmente em relação a castração, pois eu sempre quis que Nina tivesse filhotes, mas ao longo do tempo não consegui arranjar o seu companheiro, e fui deixando passar, e agora, dessa última vez que ela estava no  "Cio" , com seu sistema imunológico baixo, ela contraiu o piometra.Isso não quer dizer que você tem que castrar sua cachorra de raça, pelo contrário, se você quer que sua cachorra de raça tenha filhotes, previna ela de pulga, carrapato(principalmente), porque geralmente o piometra ocorre em  fêmeas de raça, em época de cio e devido ao carrapato.No caso da minha cachorra, desconfio que ela adquiriu carrapato do meu outro cachorro de estimação que havia fugido de casa há dois meses atrás,apesar que mesmo que eu já tenha resolvido esses carrapatos com remédio, banho nos dois, este deixou resquícios para Nina.
Então relatando os acontecimentos, marquei a cirurgia que aconteceu na última quarta-feira, diz a veterinária que foi uma cirurgia de risco, pois ela não sabia como estava o sangue de Nina,  mesmo com um exame feito há uma semana atrás.Então ela pediu que Nina fizesse outro exame, que também foi feito nos estado que ela estava naquele momento de um dia antes da cirurgia.Feito o exame e analisado pela veterinária, ela falou que Nina estava anêmica, entretanto sua bioquímica estava normal, mas precisaria de um tratamento após a cirgurgia.Mas voltando um pouco atrás, ela fez a bendita cirurgia que poderia levar talvez(pelas palavras da veterinária) ao óbito, mas minha cachorra sobreviveu. Após a cirurgia  ela passou três dias lá coma veterinária(mas ela se ausentou um dia),mas tinha pessoas lá para ficar tomando conta dela.Nos dois últimos dias, eu pude visitar Nina pós-operatório, no primeiro ela até estava bem, conseguia levantar mas mancava devido a pata direita da frente, da mesma forma que dois dias antes da cirurgia, pensava que não podia ser algo causado pela piometra.Então eu questionei a veterinária, ela então me disse que Nina podia ter outro problema, a Erliquiose, e mais uma vez eu me assustei com a situação, já não bastava o piometra, agora mais outra doença que talvez era a responsável pelo mancamento da pata direita da frente de Nina.
E então foi feito mais um exame, utilizando o 2º exame de sangue que Nina fez, e esse outro exame era a sorologia, que iria comprovar se ela estava ou não com Erliquiose, e o exame resultou como positivo, e ela estava com a doença!
Já se foi a etapa mais tensa, a da cirurgia do piometra, agora é a etapa que requer mais paciência e cuidado.Atualmente ela encontra-se deitada com um colar(que vai ficar no pescoço dela durante 15 dias pós-operatório), ainda ela não consegue se levantar e andar direito, ela está mais magrinha,porém está se alimentando bem, com pedaços de carne e arroz cozidos( recomendando pela veterinária no tratamento).Tentei estimular ela a se levantar, mas ela recusava ou evitava, pelo menos ela já andou  mesmo que o minimo, já basta por hoje , pois já é o suficiente para o dia de hoje.Agora é tratar o restante da parasitose do piometra e começar a tratar a erliquiose.


A cada dia irei atualizar esse caso de natureza verídica , para se um dia alguém tiver um animal de estimação passando por isso, poderá se informar de uma experiencia deste tipo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário