quarta-feira, 25 de julho de 2012

Piometra: Tratar da Erliquiose

O tratamento da Erliquiose





Então pessoal, para quem esta acompanhado a história da minha linda pastor-alemão fêmea Nina, tenho boas novas. Neste final de semana passei aperto, pois fiquei no desespero de entender o que estava acontecendo com Nina, pois ela estava abatida e nada bem.No sábado, busquei ela lá do veterinário, já tinham se passado os três dias que ela teria ficado aos cuidados da veterinária. Foi difícil deslocar ela para minha casa, pois ela mal conseguia andar, na verdade ela estava mancando com a pata direita e andando torto, então tivemos que carregar ela até o carro e trazer ela para casa. E até aqui casa, ela andou daquele mesmo jeito, e tivemos mais uma vez que carregar-a para o local que iria ficar.Alimentamos ela com arroz e carne de boi cozida , ela tinha muito apetite, oque indica que ela está reagindo bem,porém não bebia muita água e dificilmente se levantava, pois suas patas traseiras estavam doloridas com a injeção que deve tomar de acordo com o tratamento da Erliquiose.No domingo foi a mesma coisa, ela se alimentou e bebeu pouca água, por outro lado por ela não conseguir andar, então levantava para defecar e para urinar aonde estava ou até nela mesma, daí tenho ainda que adivinhar que horas ela vai cagar para que ela não se suje muito,nessas horas gostaria que cachorros falassem.








Na segunda levamos ela novamente para o consultório, pois ela teria que tomar injeção novamente, a segunda de quatro no total.E ela foi, teve uma tremedeira lá, eu e minha irmã carregamos ela , porque ela ainda não conseguia andar.E lá ela tomou a injeção, e quanto a veterinária , achei ela tão sem "preocupação" com seu paciente, ou seja com Nina, pelo fato de nem querer saber ou então medir a temperatura dela com receio de febre, ela simplesmente mandou os seus auxiliares medirem, parece aquela veterinária "protocolada" ou "mecânica", que depois que faz o que tem que fazer,a parti dali ela já terminou seu serviço, ou seja ela como já fez a cirurgia na Nina, agora acabo a preocupação dela com Nina quanto ao resto do tratamento, acho ela uma boa profissional, pois fez bem a cirurgia de Nina, mas em relação a sua parte humana, desculpe mas ela é muito fria em relação aos casos com os bichos.
Os médicos tanto de animais quanto de humanos, devem ser frios para realizar ou executar uma cirurgia e não quanto á sua dedicação no tratamento e orientação deste no paciente, e é o que noto nessa veterinária, ela simplesmente não deu muita recomendação de cuidado que obtive de amigos que cursam Medicina veterinária, ela não me avisou o que podia acontecer com Nina, como a tremedura, a fraqueza para ão conseguir se levantar.Pensei nesse dias, cuidando de Nina, talvez no futuro distante é capaz de ter enfermeiros de animais, não que eu esteja com preguiça ou que não estou aguentando tratar de Nina, pelo contrário estou passando mais tempos cuidando dela para ver se ela melhora, e ela está indo bem.Mas imagine alguém que não tenha estômago para cuidar de animal que por exemplo na situação da Nina, ela não está conseguindo andar e pouco fica de pé,e quando segurei-a para aplicar um spray para diminuir a dor nas suas coxas, ela aproveitou e mijou, pelo menos não foi nela.E quando cagou, nossa eu tive que dá conta de tirar aquela bosta e limpar o local com pinol, sabão cristal, enfim LIMPAR mesmo aquele lugar, pra amenizar a situação.Apesar que recentemente ela acabou mijando nela mesma, por não conseguir levantar, então ela está com um fedor do mijo nela, mas eu limpei um pouco ela com aguá e álcool, e até chegou a diminuiu o cheiro. Enfim o jeito é não ter frescura e enfrentar o trabalho sujo mesmo!
Mas então pessoal, atualmente ela se encontra deitada com o Colar Elizabetano(na imagem abaixo),já alimentada, e progrediu nos seus movimentos, balançando o rabo, agora já mexe mais as suas patas traseira, está se erguendo de frente com as patas da frente, espero que amanhã já consiga se levantar!



Mais atualizações irei postar aqui no meu blog como Piometra!


4 comentários:

  1. oi!MInha cachorra esta do mesmo jeito e também peguei uma veterinária que ´so passou os medicamentos e sumiu..disseram q ela viajou, e eu já liguei varias vezes pro celular e ela não atende. Levei minha cachorra qd também estava cabisbaixa e sem comer..ela fez exame de sangue e foi diagnosticado que estava com as plaquetas baixas, ou seja, a célula que bombeia para o sangue, mas ela disse que era um princípio da doença do carrapato..andei pesquizando essa tal de Erliquiose já que nem o nome da doença a veterinária me passou. Estou dando 3 medicamentos pra ela de 12 em 12 horas entre eles a Doxiciclina. No dia em que levei ela ao veterinário ela ainda corria e tudo agora , ela está nesta mesma situação de sua cachorra Nina, ela voltou a comer a beber, porém não consegue se levantar e também urina e faz coco deitada mesmo. Ás vezes tento levar ela pra andar um pouquinho no quintal mas, ela anda com muito dificuldade, mas não fico forçando pq não sei se ela sente dor...Não sei oque faço, conversei com um outro veterinário( já q a veterinária nunca está) e ele me disse que o processo é esse mesmo, tem o prazo de 20 dias para se recuperar..dia 29 vou levar ela pra revisão do tratamento, mas tenho medo de ela não aguentar até lá.. Tomara que sua cachorra Nina já esteja recuperada e torço pra q a minha cachorra Neguinha também tenha forças e se recupere.

    ResponderExcluir
  2. Olá, desculpe a demora de responder, olha Nina esta bem melhor atualmente, foi difícil mas compensou cuidar dela, enfim, ela tomou 3 doses de injetável, não me lembro do nome, mas vou averiguar e te aviso, o injetável funcionou com efeito nos músculos de Nina e ajudou ela a se erguer e começar a andar, mas com caminhadas curtas ela, e uns alongamento com as patas traseiras,a cada dia fui praticando com ela caminha da e alongamento, e ela estava "aprendendo a andar" novamente e graças a Deus deu certo, mas procure o veterinário, pergunte a ele se tem algum injetável que auxilie ela a andar, porque deve ter, mas olha direitinho com ele, e quanto a veterinária que não liga, nem retorne a ela, pode ser uma dessa de arrancar "bolso" dos outros.

    ResponderExcluir
  3. oi! Infelizmente minha cachorra não resistiu...ela estava se recuperando e ja voltava até a latir e por culpa da incompetência da veterinária ela se foi.. Ela aplicou uma injeção na minha cachorra e passou um remédio chamado Silimarina, foi eu dar este remédio e ela piorou, começou vomitar e eu entrei em contato com a veterinária e falaram q ela não estava no consultório, fui tentando dar soro, já não sabia mais oque fazer e a veterinária sumiu. Liguei pra la de manhã dizendo q a cachorra não estava bem, a recepcionista falou q ia dar o recado pois ela estava fazendo uma cirurgia e depois me retornava...conclusão não me retornou e quando liguei novamente ela tinha saído e nesse dia nem voltou mais...a atendente dela falou q no dia seguinte ela daria o recado p ela, eu disse q aí seria tarde demais..e realmente foi tarde demais mesmo... No dia seguinte a atendente me ligou p saber da Neguinha, eu falei pra ela que já tinha morrido, e acredita que até hoje ela(a veterinária) nem pra me ligar pra saber oque houve e tal..? Pois é, infelizmente, um membro da nossa família se foi e ainda não me acostumei com isso, já tem 1 mês, hj só restam as lembranças como deste vídeo que postei no youtube.
    http://www.youtube.com/watch?v=2Lhn_YIy5J0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento sua perda, infelizmente existem veterinários por aí, que estão mais querendo ganhar dinheiro do que salvar vidas, é a triste realidade, se eu não tivesse cuidado de nina e procurado outro pessoa pra medicar-la, o cara que mencionei no caso de Nina, ela não teria sobrevivido.
      Mas vai passar essa dor, pelo menos você tentou o que pode pra ela melhorar, e enquanto a veterinária, provavelmente ela nem vai querer saber, essa veterinária deve ser igual a que levei Nina pra consultar, evite consultas com ela de qualquer outro animal de estimação que for ter, pra evitar o que aconteceu com Neguinha.

      Excluir